O Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, um projeto pioneiro pretende ser um marco histórico na prestação de cuidados de saúde, formação médica e investigação em Portugal, foi apresentado, esta manhã, no Barro.
Foram apresentadas as Unidades do Campus: Unidade de Saúde Familiar (USF) Académica, Unidade Interdisciplinar, Centro de Investigação Clínica, Centro de Investigação Tecnológica, Medicina Humanitária e Centro Académico.
Um almoço foi pretexto para a CDU Torres Vedras comemorar os 51 anos do 25 de Abril, assumindo-se também como uma ação de campanha no âmbito das Eleições Legislativas de 18 de Maio e de preparação das Eleições Autárquicas 2025, apresentando os candidatos ao concelho. O local escolhido foi o Centro Social da Maceira.
Com apresentação do conhecido comentador Luís Cristóvão, pode escutar-se intervenções de Rita Miguel, a candidata à Câmara de Torres Vedras pela CDU, de Fernando Guerra, cabeça de lista à Assembleia Municipal, bem como Duarte Alves, membro da Comissão de Assuntos Económicos junto do Comité Central do PCP, que lembrou que quanto melhores forem os resultados CDU nas próximas Legislativas, melhores o serão nas Autárquicas seguintes.
Media
Foram inauguradas, esta sexta-feira, 25 de Abril, as obras de requalificação da sede da Freguesia de Carvoeira (União de Freguesias de Carvoeira e Carmões) no concelho de Torres Vedras.
Depois da sobras realizadas em Carmões, coube agora a vez de ser a Carvoeira a sofrer beneficiação, muito em especial com um significativo aumento das áreas de trabalho e atendimento, espaço do Executivo e sala de reuniões. A entrada passou a fazer-se pela rua 'do outro lado', onde foram criados lugares de estacionamento, que não existiam frente às instalações antigas, dando especial atenção às pessoas com deficiência, que agora não serão forçadas a superar uma série de degraus difíceis de ultrapassar e para quem foi, igualmente, criado um lugar de estacionamento sinalizado.
Media
A sessão solene evocativa dos 51 anos do 25 de Abril, no concelho de Torres Vedras, foi descentralizada este ano, tendo decorrido no polidesportivo da EB do Ramalhal, onde reuniu a Assembleia Municipal torriense para o efeito.
Perante um polidesportivo quase cheio, tiveram direito a usar da palavra, após as boas-vindas do presidente da Freguesia anfitriã, António Espírito Santo, membros de todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Torres Vedras, ou seja: Chega, CDS-PP, CDU, Unidos por Torres Vedras, PPD-PSD e PS.
A encerrar a sessão Laura Rodrigues, presidente do município, e José Correia, presidente da Assembleia Municipal, fizeram igualmente uma alusão à data, antes da atuação de um grupo de alunos da escola anfitriã, a Escola Básica do Ramalhal.
.
Teve lugar esta tarde a inauguração da exposição “Dias de Abril”, no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, com apresentação de Laura Rodrigues, que explicou a razão de ser da mesma, bem como do curado Álvaro Costa de Matos.
A exposição, patente até 20 de junho, pretende evocar o processo revolucionário português de 25 de Abril de 1974, quando a ditadura do Estado Novo foi derrubada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), até 25 de Abril de 1976, data da realização das primeiras eleições legislativas para a Assembleia da República.
Num registo didático, revisita os principais acontecimentos políticos e militares que marcaram este período, bem como os seus impactos na, então, vila de Torres Vedras.
Apesar da turbulência típica dos processos revolucionários, dos seus avanços e recuos, foi durante este período, sobretudo após o 25 de Novembro de 1975, que se conseguiu a tão almejada estabilização da democracia representativa em Portugal, que perdura até aos nossos dias.
Jornais e revistas da época e fotos do espólio de Ezequiel Santos e do Município de Lisboa, conseguem uma ilustração muito interessante do que se passou na época.
.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e a Câmara Municipal de Torres Vedras vão apresentar o Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, no próximo dia 30 de abril. Este projeto pioneiro pretende ser um marco histórico na prestação de cuidados de saúde, formação médica e investigação em Portugal.
“Esta é a primeira extensão da FMUL fora do campus do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) e estou convicto que, pelas suas caraterísticas singulares, vai revolucionar a visão da investigação e da prestação de cuidados à comunidade, numa perspetiva de saúde global”, refere João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da FMUL.
Foram apresentados, na tarde desta quarta-feira, no anfiteatro do Parque Verde da Várzea, os seis projetos contemplados com o apoio da Plataforma de Ação Climática de Torres Vedras, que conta, este ano, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Media
A Caminhada dos Afetos está a decorrer, na manhã desta quarta-feira, pelas ruas de Torres Vedras, uma iniciativa da CPCJ e entidades parceiras, para sensibilizar para os maus tratos às crianças e jovens.
O lema é "Serei o que me deres... que seja amor".
Media
Media
O grupo "Puro Acaso" encontra-se a celebrar os 10 anos de existência.
O Nuno Gonçalves e o Sérgio Alves escolheram o Páteo da Azenha, em Santa Cruz - Torres Vedras, para comemorar o aniversário junto de amigos e muitos músicos e artistas.
Esta sexta-feira foi o primeiro de dois dias de celebração, onde marcamos presença deixando apontamento ilustrativo da festa.