fbpx
terça-feira, 04 outubro 2022 | Login
segunda-feira, 21 março 2022 12:31

O projeto chama-se FLÂNEUR AO CENTRO e vai transformar, entre abril e julho, os espaços públicos dos municípios do Bombarral, Leiria, Lourinhã e Torres Vedras em palcos de arte. A proposta de intervenção artística no espaço público foi desenhada e coordenada pela Procur.arte, em parceria com os municípios mencionados, e convida a visitar exposições de fotografia nas ruas e praças. O projeto que estabeleceu uma parceria estratégica com a Rede Cultura 2027 e Turismo do Centro arranca com a primeira mostra em Leiria, de 9 de abril a 1 de maio, no Largo Papa Paulo VI. Seguem-se Bombarral, de 7 a 29 de maio, na Praça do Município, Lourinhã, de 4 a 26 junho, na Praça José Máximo da Costa, e Torres Vedras (Santa Cruz), 2 a 24 julho, no Largo Jaime Baptista da Costa.

quinta-feira, 30 dezembro 2021 18:09

As previsões astrológicas para 2022 já se encontram publicadas na revista Festa 156 (15 Dezembro) e deixamos agora, em vídeo, as indicações de Magda Moita (gravadas nos nossos estúdios em Torres Vedras) para o ano que se vai iniciar.
Não perca a leitura da nossa edição impressa mas acompanhe o vídeo que deixamos de seguida:

Media

quinta-feira, 14 outubro 2021 17:09

Dia 12 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial das Doenças Reumáticas. E invoca-se a sua importância pelos milhões de doentes em todo o mundo que sofrem com este tipo de doenças. Destaca-se a quantidade de doenças diferentes que se classificam nesta categoria, desde as supostamente mais benignas (mas mais frequentes) como a osteoartrite ou a osteoporose, até às potencialmente mais graves (felizmente mais raras) como algumas doenças autoimunes sistémicas. E ainda se sublinha o carácter universal deste tipo de enfermidades capazes de atingir quaisquer escalões etários, a forma como implicam sofrimento para doentes, familiares e cuidadores, como impõem um desgaste psicológico e financeiro a quem com elas convive, como representam um custo muito importante para toda a sociedade.

Estranho mundo este onde o dia celebrado é o da doença e não o do doente…

quarta-feira, 28 julho 2021 21:11

O Shiatsu é uma técnica originária do Japão e carateriza-se por ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo. A origem da palavra vem do japonês: shi, "dedos" + atsu, "pressão.

O Japão viveu uma cultura praticamente isolada até finais do século XIX, quando abriu as suas portas para o resto do mundo, como tal, desenvolveu métodos e técnicas de saúde próprios. Após a segunda guerra mundial o Shiatsu tornou-se conhecido em todo o mundo devido à emigração de Japoneses para diversas partes do mundo.

Namikoshi é considerado o pai do Shiatsu moderno e foi através do trabalho e da sua escola que o Japão reconheceu oficialmente o Shiatsu em meados do século XX.

quinta-feira, 22 julho 2021 17:55

Pedro Martins e Humberto Gomes, da Plataforma Runa Acontece, estiveram connosco, nos nossos meios online, a falar dos graves inconvenientes para a povoação e para a população que representa a intenção por parte da IP de colocar “dentro” da localidade uma sub-estação de tração / elétrica e os respetivos postes “monstruosos”, com dezenas de metros de altura e uma envergadura significativa, a cercar toda a aldeia.

Estes equipamentos estão englobados na reestruturação da Linha do Oeste, linha ferroviária, mas a população entende que existem muitas alternativas viáveis muito mais interessantes e que não prejudicam desta forma o bem estar de quem aqui reside bem como o desenvolvimento da povoação de Runa.

quinta-feira, 22 julho 2021 17:49

Fomos conversar com um homem que tem uma das profissões mais caractrísticas da nossa sociedade. José Piaça é barbeiro há uma vida e vê com alguma desconfiança as alterações que os novos tempos vieram trazer à sua profissão.

Nasceu eu Peniche, veio muito jovem ainda para a então vila de Torres Vedras e sempre se dedicou aos cabelos, sem interrupções.

Como nos refere na conversa que tivémos para os nossos meios online, nasceu na freguesia de Santa Maria - Peniche e foi criado pelos seus padrinhos, que também tinham uma barbearia naquela, então, vila piscatória. A sua vida iniciou-se com o percurso escola barbearia e era aí que o seu padrinho o ensinava na profissão, ainda com tenra idade, e onde acabaria por se sair bem e “tomar o gosto” à profissão, como nos refere “quando comecei a andar o meu padrinho levava-me para lá, ensinou-me a profissão e tinha uma boa freguesia nessa altura, por lá”.

quarta-feira, 21 julho 2021 17:05

Após a II Grande Guerra, em 1945, a lotação dos hospitais americanos tornou necessário criar uma alternativa que permitisse o tratamento dos doentes, o início da sua reabilitação e a criação de um ambiente psicológico mais favorável. É assim que, no Hospital Montefiore em Nova Iorque, nasce a Hospitalização Domiciliária aliando os benefícios para o doente e as necessidades do sistema.

Na Europa, esta realidade surge em França, em 1957, no Assistance Publique – Hôpitaux de Paris, seguindo-se a Suíça, a Alemanha, o Reino Unido, Espanha, entre outros. Em Portugal, o Serviço de Medicina Interna do Hospital Garcia de Orta, implementou a primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) de doentes agudos em Portugal em 2015.

quarta-feira, 21 julho 2021 12:12
Decorreu esta terça-feira, 20 de julho, às 17h00, na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, uma visita guiada à exposição "Que sais-je?"
O momento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.

Media

quarta-feira, 30 dezembro 2020 12:32

Libertem as Crianças — A urgência de brincar e ser ativo é o livro de Carlos Neto que foi apresentado na sessão especial de "Conversas com Pais" no passado sábado, 5 de dezembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
"Estamos a criar crianças totós, de uma imaturidade inacreditável." Em 2015, esta afirmação do professor Carlos Neto tornou-se viral e fez o país acordar para a situação dramática das crianças de hoje. Em Portugal, escola e modelo de aprendizagem estão ultrapassados há muito, mas é lá que as crianças passam a maior parte do dia, fechadas dentro das salas de aula. Os períodos de recreio são cada vez mais curtos e os espaços de brincadeira padronizados, aborrecidos e pouco desafiantes.

Media

terça-feira, 29 dezembro 2020 10:31

Entre da melhor forma no Ano Novo…

A proposta é da editora Espacial que nos leva a acompanhar os melhores momentos do comediante através de um trabalho discográfico que promete uma forma mais animada para que se despeça do ano de 2020 e entre em 2021.

Fica então a sugestão para que fique com a alegria contagiante e com a boa disposição das melhores anedotas e a animação dos concertos de Fernando Rocha.

News Letter

Subscreva a nossa  News Letter para receber as noticias que publicamos "na hora"...

Estão Online:

Estamos 1099 Visitantes e 17 Membros Online

 

revista generalista

Torres Vedras

região Oeste e norte de Lisboa