Encontra-se a decorrer o IX Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que se realiza entre os dias 8 e 11 de novembro, a partir do Centro Pastoral de Torres Vedras, com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.
"Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!" é o tema da iniciativa onde os participantes serão convidados a olhar a cidade a partir de uma nova perspetiva, a das crianças e dos seus cuidadores, dos seniores e de todos aqueles que circulam pela cidade, de certa forma, mais desprotegidos.
Media
A notícia inicial foi atualizada (encontrada uma quarta vítima mortal) pela AMN - Autoridade Marítima Nacional: "Após um alerta pelas 11h08, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), deslocaram-se de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, assim como elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, do INEM e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
À chegada ao local constatou-se que tinham dado à costa alguns destroços, alegadamente da embarcação, e três náufragos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória. Os elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras iniciaram de imediato as manobras de reanimação, não tendo sido possível reverter a situação.
O óbito foi declarado no local, pelo médico do INEM, e após contacto com o Ministério Público, os corpos foram transportados para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Torres Vedras.
Durante a operação de remoção dos destroços da embarcação do areal, foi encontrado no interior da mesma um outro corpo do sexo feminino, já sem vida, tendo o óbito sido declarado pela médica do INEM e, posteriormente, será transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Torres Vedras.
O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche encontra-se a tomar conta da ocorrência e a acompanhar as ações de remoção dos destroços da embarcação pela Proteção Civil de Torres Vedras.
Segundo o que foi possível apurar, o veleiro largou pelas 07h30, acabando por naufragar a cerca de 1000 metros da praia Formosa em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras".
-
(informação inicial)
Segundo informação disponibilizada pela AMN - Autoridade Marítima Nacional, chegada à pouco à nossa redação, "Um veleiro de bandeira dinamarquesa naufragou, esta manhã, dia 03 de novembro, ao largo da praia Formosa em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.
Na sequência de um alerta pelas 11h08, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que um veleiro tinha naufragado a cerca de 1000 metros da praia Formosa, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, assim como elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, do INEM e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
À chegada ao local, constatou-se que tinham dado à costa alguns destroços, alegadamente da embarcação, e três náufragos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória. Os elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras iniciaram de imediato as manobras de reanimação.
Foram de imediato iniciadas buscas por eventuais tripulantes desaparecidos, que estão a ser coordenadas no local pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Peniche".
No meu décimo ano de escolaridade, eu e um pequeno grupo de amigos minha da turma de Humanidades do colégio Salesiano de Lisboa, organizou-se para participar na manifestação que viria a apelidar a minha geração de "rasca".
Pensa que conhece a história de “A Bela Adormecida”?
Através da visão extraordinária de Filipe La Féria, o clássico conto de fadas de Charles Perrault, “A Bela Adormecida” foi reimaginado como um grande Musical para toda a Família numa deslumbrante nova produção do Teatro Politeama que irá estrear no dia 21 de Outubro e que tem já os bilhetes à venda.
No último sábado, 9 de setembro, a jovem cadavalense Adriana Neves participou na 15.ª edição do concurso Rainha das Vindimas de Portugal/ Embaixadora da Vinha e do Vinho, anualmente promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em estreita colaboração com o município detentor do título de Cidade do Vinho, neste caso, Torre de Moncorvo.
O Cadaval voltou a marcar presença nesta eleição, na qual participa assiduamente desde a sua primeira edição, realizada em 2009. A preservação de tradições e da cultura rural do povo português, assim como a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas, são os principais objetivos deste evento anual.
“Temos o poder de mudar o mundo através das nossas ideias e projetos”
O CNS | Campus Neurológico contribui mais um ano para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas.
Pelo 6º ano consecutivo, o CNS | Campus Neurológico abre as candidaturas para o Prémio CNS.
O Prémio CNS nasceu com o objetivo de homenagear e reconhecer o papel de José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho na génese do projeto CNS, como exemplos do potencial associado a um envelhecimento saudável e da necessidade de lutarmos contra a “crueldade” do declínio associado às doenças neurodegenerativas.
O selo do seguro do carro deixou de ser obrigatório ser colocado no para-brisas do veículo. Deixou de ser portanto obrigatório, a partir de 11 de Julho a colocação do referido "selo" visível na viatura, o que até esta data, caso não acontecesse, arriscava-se o condutor a pagar uma coima a partir de 250 euros, que podia ser reduzida para metade do valor se este provasse que tinha seguro.
Teve lugar esta sexta-feira, 13 de janeiro, no Centro de Artes e Criatividade, em Torres Vedras, o evento de lançamento e degustação do INseparable, uma edição muito especial de Gin criado por Nelson Pereira, antigo guarda-redes do Sporting e a destilaria On Flavours.
Para o evento, que contou com o apoio da Gin Lovers, Nelson Pereira preparou uma surpresa especial e desafiou os seus antigos colegas e apoiantes dos clubes rivais a provarem o gin, numa espécie de aquecimento para o dérbi que acontece no dia 15. Do lado encarnado, alinham figuras como Toni, Valdo e José Soares e do lado verde e branco, Oceano Cruz, Beto e Marco Caneira, ou ainda os ex FC Porto Jorge Andrade e Chainho.. Também do lado da arbitragem, assinala-se a presença de Duarte Gomes e Pedro Henriques.
Pelo 5º ano consecutivo, o CNS | Campus Neurológico atribui um prémio no valor de 2.000€ e duas menções honrosas no valor de 500€ a projetos que visam melhorar a vida de pessoas com doenças neurodegenerativas.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 14 de Dezembro, no CNS | Campus Neurológico, em Torres Vedras.
João Silva, Engenheiro Biomédico, viu o seu trabalho reconhecido com o 1º prémio.
Intitulado como “Análise de Elementos Traço e Biomarcadores para a Doença de Parkinson através de XRF e Espectroscopia de Raman”, o projeto vencedor tem como objetivo investigar e adotar uma abordagem diferente, para a compreensão da génese e progressão da doença de Parkinson.
José Sanina, o reconhecido cartoonista que escolheu Torres Vedras para viver e onde também leciona, retratou, através do cartoon, a pintora que foi aquilo que escolheu ser, refugiando a sua arte em Londres, meio fora do alcance de um regime que, nessa altura, não tinha as artes como verdadeira prioridade.
Paula Rego faleceu aos 87 anos, em Junho de 2022, na sua casa da capital inglesa, com os seus três filhos: Caroline, Victoria e Nick a seu lado.
José Sanina quis deixar a sua homenagem à pintora e escolheu a forma de arte que lhe é mais peculiar para o fazer - o cartoon.
Notícias
Secções
Rubricas
Ligações
News Letter
Subscreva a nossa News Letter para receber as noticias que publicamos "na hora"...
Estão Online:
revista generalista
Torres Vedras
região Oeste e norte de Lisboa