fbpx
segunda-feira, 11 março 2024 11:23

Já são conhecidos os resultados provisórios totais dos votantes em Portugal referentes às Eleições Legislativas que ontem tiveram lugar. Resta escrutinar os votos dos emigrantes a que estão destinados mais 4 deputados, pelos círculos da Europa e Resto do Mundo.

De realçar a quebra na abstenção, que se cifrou próximo dos 33%, aumentando assim a adesão dos eleitores ao voto.

Sem fazer qualquer análise aos resultados verificados, deixamos imagem desses mesmos resultados retirada do portal da Comissão Nacional de Eleições / MAI.

terça-feira, 16 janeiro 2024 10:37

Conheci o Zé Pedro através de uma amiga comum da indústria musical chamada Paula Homem.

Na altura eu estava a trabalhar na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, num projeto de apoio destinado aos jovens músicos lusodescendentes que dava pelo nome de Lusavox.

Nos preparativos da apresentação deste festival à comunicação social falei com a Paula Homem na perspetiva de haver algumas personalidades de mérito, reconhecidos do mundo da música portuguesa a apoiar gratuitamente esta iniciativa…

Claro que eu, sendo um grande fã dos Xutos e Pontapés, o primeiro nome que me veio à cabeça foi o Zé Pedro.

segunda-feira, 08 janeiro 2024 10:40

As imposições descabidas da Europa aos pequenos clubes portugueses...
Em Portugal praticamente todos os jovens com menos de 25 anos aprenderam a jogar futebol em relvados sintéticos. Esta geração beneficiou durante toda a sua aprendizagem, ao contrário das gerações anteriores, da disseminação por todo o país de condições que fazem, nos dias de hoje, dos jogadores portugueses de futebol, uma referência em todo o mundo devido à sua qualidade.
Este esforço de acabar com os campos "pelados" em pouco tempo só foi possível devido a um grande investimento do poder autárquico junto dos pequenos clubes que por sua vez, com grande proximidade às populações,  identificaram e trabalharam dia após dia, novos talentos muitas vezes somente por "paixão" à modalidade e à sua terra.

quinta-feira, 04 janeiro 2024 09:44

O torriense Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, líder de grupo no Instituto de Medicina Molecular e Diretor Clínico do CNS - Campus Neurológico, encontra-se no grupo dos 2% de investigadores mais citados no mundo ao longo do último ano, segundo um ranking da Universidade de Stanford.
Ainda no final de Novembro Joaquim Ferreira foi reconhecido com o Prémio Científico da Universidade de Lisboa na área da Saúde.

quarta-feira, 03 janeiro 2024 10:45

João Pedro Pais, a voz inconfundível que ao som da sua viola encanta Portugal há 25 Anos, foi um dos convidados especiais das Festas das Adiafas.
Tomámos conhecimento da presença do simpático artista aqui próximo, na região Oeste, e combinámos um encontro, antes de um concerto em que, como era previsível, deslumbrou com a sua inesgotável energia todos os felizes fãs e espetadores que tiveram o privilégio de se deslocar ao Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa, o centro de exposições do Cadaval.
Conversámos sobre um pouco de tudo, mas muito em especial sobre estes últimos 25 Anos que o trouxeram para a ribalta do meio artístico e da canção.

quinta-feira, 30 novembro 2023 11:00

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, através do seu presidente - Jorge Pisco - fez chegar à comunicação social um comunicado em que refere que o Orçamento de Estado, agora aprovado, discrimina e prejudica as micro, pequenas e médias empresas nacionais.

Sem comentários ou apreciações sobre o mesmo, ou sobre o assunto, transcrevemos o Comunicado de Impressa que nos chegou:

"O Orçamento de Estado ... aprovado não responde às preocupações das Micro, Pequenas e Médias Empresas.
quarta-feira, 08 novembro 2023 18:18

Encontra-se a decorrer o IX Congresso da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que se realiza entre os dias 8 e 11 de novembro, a partir do Centro Pastoral de Torres Vedras, com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.

"Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!" é o tema da iniciativa onde os participantes serão convidados a olhar a cidade a partir de uma nova perspetiva, a das crianças e dos seus cuidadores, dos seniores e de todos aqueles que circulam pela cidade, de certa forma, mais desprotegidos.

Media

sexta-feira, 03 novembro 2023 13:34

A notícia inicial foi atualizada (encontrada uma quarta vítima mortal) pela AMN - Autoridade Marítima Nacional: "​Após um alerta pelas 11h08, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), deslocaram-se de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, assim como elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, do INEM e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

À chegada ao local constatou-se que tinham dado à costa alguns destroços, alegadamente da embarcação, e três náufragos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória. Os elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras iniciaram de imediato as manobras de reanimação, não tendo sido possível reverter a situação.

O óbito foi declarado no local, pelo médico do INEM, e após contacto com o Ministério Público, os corpos foram transportados para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Torres Vedras.

Durante a operação de remoção dos destroços da embarcação do areal, foi encontrado no interior da mesma um outro corpo do sexo feminino, já sem vida, tendo o óbito sido declarado pela médica do INEM e, posteriormente, será transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Torres Vedras.

O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche encontra-se a tomar conta da ocorrência e a acompanhar as ações de remoção dos destroços da embarcação pela Proteção Civil de Torres Vedras.

Segundo o que foi possível apurar, o veleiro largou pelas 07h30, acabando por naufragar a cerca de 1000 metros da praia Formosa em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras".

-

(informação inicial)

Segundo informação disponibilizada pela AMN - Autoridade Marítima Nacional, chegada à pouco à nossa redação, "Um veleiro de bandeira dinamarquesa naufragou, esta manhã, dia 03 de novembro, ao largo da praia Formosa em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.

​Na sequência de um alerta pelas 11h08, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que um veleiro tinha naufragado a cerca de 1000 metros da praia Formosa, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, assim como elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, do INEM e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

À chegada ao local, constatou-se que tinham dado à costa alguns destroços, alegadamente da embarcação, e três náufragos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória. Os elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras iniciaram de imediato as manobras de reanimação.

Foram de imediato iniciadas buscas por eventuais tripulantes desaparecidos, que estão a ser coordenadas no local pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Peniche".

 

 

segunda-feira, 30 outubro 2023 11:00

No meu décimo ano de escolaridade, eu e um pequeno grupo de amigos minha da turma de Humanidades do colégio Salesiano de Lisboa, organizou-se para participar na manifestação que viria a apelidar a minha geração de "rasca". 

Esta manifestação tinha como objetivo contestar a decisão da ministra da educação do governo de Cavaco Silva, na intenção de introduzir as provas globais no ensino secundário com um grande peso na avaliação que era necessária na altura para entrar na faculdade.
 
Éramos na altura, uns meninos do colégio, colegas do atual ministro socialista Duarte Cordeiro que infelizmente ficou nas aulas. No  entanto este pequeno grupo a que eu pertencia, sentimos e compreendiamos verdadeiramente que o ativismo da juventude era necessário para a educação e por isso não nos importamos de ter uns carimbos vermelhos de faltas na nossa caderneta salesiana e lá fomos manifestarmo-nos contra a maioria laranja e contra a decisão de Manuela Ferreira Leite.
terça-feira, 03 outubro 2023 15:48

Pensa que conhece a história de “A Bela Adormecida”?

Através da visão extraordinária de Filipe La Féria, o clássico conto de fadas de Charles Perrault, “A Bela Adormecida” foi reimaginado como um grande Musical para toda a Família numa deslumbrante nova produção do Teatro Politeama que irá estrear no dia 21 de Outubro e que tem já os bilhetes à venda.

“A Bela Adormecida - O Musical para toda a família” é uma belíssima história de Amor e coragem, uma lição que nos faz abrir as portas mágicas da fantasia numa mensagem de humanidade e dos eternos valores da vida, da tolerância e do amor ao próximo numa visão contemporânea e progressista que nos fará construir no futuro, onde as nossas crianças irão viver, um mundo melhor, mais solidário e também com mais esperança e alegria.

News Letter

Subscreva a nossa  News Letter para receber as noticias que publicamos "na hora"...

Estão Online:

Estamos 85 Visitantes e 43 Membros Online

 

revista generalista

Torres Vedras

região Oeste e norte de Lisboa